sábado, 19 de novembro de 2011

O meio-ambiente pede socorro - o que será de "nós"?

"A vida nos da tudo de graça pra viver, sol e céu, luz e ar, rios e fontes, terra e mar"

                                                                                                                     Até quando?

Hoje no Brasil e no mundo enfrentamos graves problemas ambientais. Desmatamento, queimadas, poluição, excesso de lixo, enchentes, secas, tornados, furacões, ciclones, extinção de seres e espécies e o mais comentado nos dias em que vivemos, o aquecimento global. Mas será que tudo isso é realmente prejudicial? Como podemos liquidar ou ao menos frear tais problemas?

Hoje tanto no Brasil como no resto do mundo o problema da degradação do meio-ambiente vem se agravando devido ao consumo excessivo e a praticas incorretas dos recursos naturais pelo "bicho" homem.

Antes de discutirmos mais a fundo os problemas e soluções, temos que ter em mente que nem tudo que estamos abordando é tão ruim assim. Se nós falarmos de aquecimento global, por exemplo, temos que saber que se não o existisse, nossa vida aqui na Terra seria impossível, congelaríamos. O grande problema que é apontado para o aquecimento é o excesso, o super aquecimento do nosso planeta. Dentro deste contexto vale citar o ditado: " A diferença do remédio e do veneno está na dose". Mas não podemos esquecer de que é preciso, em caracter de urgência, frear o aquecimento global, se é que queremos viver com qualidade de vida e deixar os nossos descendentes também viver com qualidade de vida.

Desmatamento, queimadas, excesso de lixo e poluição só se resolverá com leis e políticas mais severas e efetivas e principalmente com uma sociedade consciente e educada, baseando-se na política dos 3R (reduzir, reutilizar e reciclar) e em praticas de sustentabilidade, onde possamos por meio da criatividade e de métodos alternativos continuar as produções, seja elas de lapis, caneta, carro, móveis, pneu ou o que mais for, sem agredir o meio ambiente. Podemos nos desenvolver, criando milhões de novos empregos e gerando fluxo de capital apenas com base na sustentabilidade. A cada dia que passa o termo sustentabilidade vem ganhando força. Seria atoa?

Infelizmente, a consciência de preservação ambiental ainda não existe na maior parte dos países, especialmente nos que integram o mundo subdesenvolvido, onde essa preocupação com o meio ambiente é, de modo geral, pouco expressiva.

O tempo não para, se não tomarmos atitudes com urgência aonde será que vamos parar? O que será do "bicho" homem daqui 10, 15, 20, 30 anos? Ou paramos agora com praticas incorretas dos recursos naturais ou a natureza nos engolirá. O que será de "nós"?




por : Renato Fel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário